rul

terça-feira, agosto 26, 2008

Quando um raio eletrizante me atinge...

Terça-feira, 26 de agosto de 2008.

Ainda me recuperando do show de sábado, foi adorável estar lá com nossos amigos. E ter o que fazer depois da Meia-noite sempre é bom. Quero dizer que sou boêmio, só pode ser isso.

"Ser boêmio"
(Oswaldo Melodia)

"Você fala mal da minha boemia
Condenando o meu modo de viver
Diz que eu fumo, diz que eu bebo e não devia
Ser boêmio foi meu erro pra você
Se o mundo fosse feito de conselho
Cada um fosse um espelho para o outro se mirar
A mulher escolheria o homem certo
Pra depois do casamento a cabeça não virar"

Nada a ver esse texto, mas coloquei. Gostei, mas não bebo e não fumo.

quinta-feira, agosto 14, 2008

Hoje




Um dia me falou " Eu não gosto de Beatles, mas posso andar com quem gosta, não há problemas. Mas eu gosto de Beatles viu! Só estou dando um exemplo". Merecido, ele apenas comentou algo lá do palco. Agora cultura, é um desastre sem sentido. Não sou obrigado a aceitar a cultura do Brasil só porque nasci aqui no caos. Exemplo é o futebol, é um esporte e chega a ser divertido jogar na rua ou na praia mas não dou valor ao ponto de dizer, é cultura do nosso povo infeliz. O caminho que este esporte tomou não merece mérito algum, os torcedores todos torcendo para que a bola entre num cercado com redes e fofocando sobre a vida dos jogadores como se fossem super stars, já não acho que deva existir um super star e se existe, existe porque as pessoas sonham em ser aquilo que mal sabem o que é. Querem aparecer na TV, grande porcaria. Se os tolos não assistissem ao futebol e dessem a verdadeira importância que ele tem que é ser apenas um esporte, eu realmente lhe daria algum mérito. O futebol da IBOPE, futebol vende e compra. Gera violência, e unido à TV o futebol também manipula. Faz você acreditar que está alí interagindo com algo que faça sentido, mas que não tem sentido algum. Quem falou que a mulher Melancia é gostosa? A mulher é um cavalo cheio de celulite, mas se a mídia tratou de outra forma, será de outra forma.


"A rebolativa Mulher Melancia foi recentemente chamada de "gordinha" pelo autor de "Duas Caras", Aguinaldo Silva, que ainda afirmou que a moça está "a um passo de se tornar obesa".
Soares ficou conhecida por ser dançarina de Mc Créu, cujo maior hit é "Dança do Créu". Com 1,72 m de altura, 68 kg, 98 cm de busto, 68 cm de cintura e cerca de 120 cm de quadril, a dançarina diz que malha diariamente."
(FOLHA DE SÃO PAULO)

domingo, agosto 03, 2008

Dicas de violão



Perante toda a minha inutilidade, pessoas dizendo que a minha música não presta. Vou tentar fazer este post com alguma serventia, para quem toca violão este post poderá servir de algo
Resolvi então, explicar o início e uns dos caminhos a se seguir para alcançar um resultado razoável com o instrumento.

Primeiro

Para se tocar qualquer instrumento você precisará conhecer 7 notas musicais que são importantes, sem deixar de lado as outras notas não tão menos importantes.

Do, Ré, Mí, Fá, Sol, Lá, Sí

Deverá conseguir encontrá-las no braço do seu violão. Para isso aconselho entender o funcionamento do violão. O violão possúi 6 cordas sendo que cada uma tem uma afinação onde, se tocarmos de baixo para cima, uma a uma, obteremos as seguintes notas:

Mí, Sí, Sol, Ré, Lá, Mí

Observe que; temos duas cordas com o mesmo nome "Mí", sendo que a de baixo é Aguda e a de cima Grave. Para conhecermos todas as notas no braço do violão, devemos escolher uma corda que será tocada individualmente com a mão direita, tocando por ex. a corda solta com a mão direita obteremos obviamente a nota Ré, com a mão esquerda se apertarmos a primeira casa na altura da corda obteremos Ré sustenido(#) sendo assim percebemos que há uma lógica.

Do, Do#, Re, Re#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol#, Lá, Lá#, Si, Do, Do#.... e assim por diante.

Ex: Se tocarmos a corda , e com a mão esquerda viermos apertando as casas iremos acompanhar a ordem acima.. Mi, Fá, Fa#.. e etc, encontrando assim todas as notas no braço do violão.

Segundo
O segundo passo agora é não só tocar uma só nota sozinha e sim 3 ou mais notas juntas, o que denominamos tríade (3 notas) e tétrade (4 ou mais notas) sendo tocadas ao mesmo tempo. Para isso, não devemos tocar qualquer nota e sim perceber que algumas das notas combinam-se entre sí. Caso contrário o som fica estranho e soa como o que chamamos dissonância, que se usada de qualquer forma nosso ouvido reconhece como algo que choca e para nós não terá serventia alguma neste momento.

Começaremos com 3 notas, mas antes devemos entender as distâncias entre elas.
Deveremos então perceber que a princípio temos 12 notas e que as doze notas possuem as mesmas distâncias.

Do, Do#, Re, Re#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol#, La, Lá#, Si. 12 NOTAS
Essas notas possuem distâncias que chamamos semi-tons, ex:

De para dó# temos um semi-tom de distância, que é a mesma distância de dó# para ... e etc. Note que não temos o Mi# e muito menos o Si#.

Sendo assim podemos escolher qualquer nota, como por exemplo o Sol e tentar montar um acorde maior, mas para isso teremos algumas regras. Serão utilizadas 3 notas com as seguintes distâncias:

Primeira nota............... Segunda nota................ Terceira nota
Sol.................................. Sí .....................................Ré

Vamos analisar as distâncias entre essas notas:
Sol, sol#, la, la#, Si, do, do#,

Sol para - 4 semi-tons
para - 3 semi-tons

Semi-tom significa meio tom, sendo assim quando tenho 2 semi-tons posso chamá-lo de 1 tom.
Temos de Sol para Si 4 semi-tons(ou 2 tons) de distância e de Si para 3 semi-tons(ou 1 tom e meio) de distância. Sendo assim sempre que eu pegar uma nota qualquer e a partir dela pegar uma 4 tons acima(ou 2 tons inteiros) e pegar outra 3 tons acima(1 tom e meio) como no exemplo, obterei um acorde denominado MAIOR.

Ex - Do, Mi, Sol - Do maior
Ex - Ré, Fa#, Sol - Ré Maior

Continua nos próximos capítulo, qualquer dúvida você poderá entrar em contato por e-mail
ruzito@gmail.com




sábado, agosto 02, 2008




Não nasci, fui abduzido. Via o que queria, tinha imaginação. E tive!
Fiz canções, textos, conversas que duravam. E sem entender um "a" das palavras e a relação que elas possuiam umas com as outras, eu me fiz. Lia livros atrás de uma história mais atraente, mulheres, as jovens e seus relacionamentos. A minha falta de tempo me colocava frente ao violão para musicar mais de 30 histórias cantadas e fazer de mim um .... nada! Mas hoje o que eu sinto é o que eu sou e o que me fiz ser durante esses tempos todos, ou seja, um nada! Fiz frases intrigantes como - "Trás alegria mas leva de volta"; "Triste a sorrir, sem imaginar ela que veio e já se foi.."; "Por onde vão pessoas, tá tudo bem! O fluxo calado eu sei que tem, num tema de novela quem vem?...não há nada demais não ser também" tem até a biografia do Bukowski, um alguém que eu mal conheço. E dessas experiencias que eu fui trazendo da minha vida, quando eu passava estagnado perante todas as filas e perigos da vida aqui na grande cidade eu unía tudo a uma coisa só e o resultado disso foi essa música chamada "Passar uma tarde em São Paulo", que foi uma música que surgiu no caminho da cidade. Mas hoje a inspiração acabou, os amigos se acabando e a vida entrando em águas que se esbarram, mas ainda me restam algumas canções, não falo de todas porque são muitas "E se em tudo isso o mundo nao se acabar". Já tentei fazer novas canções, mas sóbrio só se cria poucas obras de arte. Ninguém vai entender o que é criar uma música sem pensar, não se pensa nas palavras e sim, se sente! Pensou? Estragou! E sentir tantas coisas numa idade como a minha...onde os sentimentos de agora já não são mais novidade, não há mais o ócio com todos aquele dias trancafiado num quarto, fazendo com que as leituras e coisas viessem à tona. Talvez a minha história esteja por terminar, pois já concluí com o que comecei e terminar agora seria um grande mérito pra mim e até pras pessoas que tanto me aturam quando tento empurrar um mp3 de alguma de minhas músicas. Mas talvez ainda não seja a hora, tenho saúde. E de toda essa gente que se droga eu aqui escrevendo fico cada dia mais solúvel e sucessível a essas reações. E eu achando que eu, de tão magro não fazia força sobre a terra. Mas acho que é ela quem me atrai e coloca para baixo, é massa maior. Bom, ficarei por aqui por enquanto e quem sabe depois eu volte para lhes contar algo.

Se você quiser ouvir algumas das canções:
Bloco do Teodoro

Seja você também um "Louco de café"