rul

domingo, agosto 03, 2008

Dicas de violão



Perante toda a minha inutilidade, pessoas dizendo que a minha música não presta. Vou tentar fazer este post com alguma serventia, para quem toca violão este post poderá servir de algo
Resolvi então, explicar o início e uns dos caminhos a se seguir para alcançar um resultado razoável com o instrumento.

Primeiro

Para se tocar qualquer instrumento você precisará conhecer 7 notas musicais que são importantes, sem deixar de lado as outras notas não tão menos importantes.

Do, Ré, Mí, Fá, Sol, Lá, Sí

Deverá conseguir encontrá-las no braço do seu violão. Para isso aconselho entender o funcionamento do violão. O violão possúi 6 cordas sendo que cada uma tem uma afinação onde, se tocarmos de baixo para cima, uma a uma, obteremos as seguintes notas:

Mí, Sí, Sol, Ré, Lá, Mí

Observe que; temos duas cordas com o mesmo nome "Mí", sendo que a de baixo é Aguda e a de cima Grave. Para conhecermos todas as notas no braço do violão, devemos escolher uma corda que será tocada individualmente com a mão direita, tocando por ex. a corda solta com a mão direita obteremos obviamente a nota Ré, com a mão esquerda se apertarmos a primeira casa na altura da corda obteremos Ré sustenido(#) sendo assim percebemos que há uma lógica.

Do, Do#, Re, Re#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol#, Lá, Lá#, Si, Do, Do#.... e assim por diante.

Ex: Se tocarmos a corda , e com a mão esquerda viermos apertando as casas iremos acompanhar a ordem acima.. Mi, Fá, Fa#.. e etc, encontrando assim todas as notas no braço do violão.

Segundo
O segundo passo agora é não só tocar uma só nota sozinha e sim 3 ou mais notas juntas, o que denominamos tríade (3 notas) e tétrade (4 ou mais notas) sendo tocadas ao mesmo tempo. Para isso, não devemos tocar qualquer nota e sim perceber que algumas das notas combinam-se entre sí. Caso contrário o som fica estranho e soa como o que chamamos dissonância, que se usada de qualquer forma nosso ouvido reconhece como algo que choca e para nós não terá serventia alguma neste momento.

Começaremos com 3 notas, mas antes devemos entender as distâncias entre elas.
Deveremos então perceber que a princípio temos 12 notas e que as doze notas possuem as mesmas distâncias.

Do, Do#, Re, Re#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol#, La, Lá#, Si. 12 NOTAS
Essas notas possuem distâncias que chamamos semi-tons, ex:

De para dó# temos um semi-tom de distância, que é a mesma distância de dó# para ... e etc. Note que não temos o Mi# e muito menos o Si#.

Sendo assim podemos escolher qualquer nota, como por exemplo o Sol e tentar montar um acorde maior, mas para isso teremos algumas regras. Serão utilizadas 3 notas com as seguintes distâncias:

Primeira nota............... Segunda nota................ Terceira nota
Sol.................................. Sí .....................................Ré

Vamos analisar as distâncias entre essas notas:
Sol, sol#, la, la#, Si, do, do#,

Sol para - 4 semi-tons
para - 3 semi-tons

Semi-tom significa meio tom, sendo assim quando tenho 2 semi-tons posso chamá-lo de 1 tom.
Temos de Sol para Si 4 semi-tons(ou 2 tons) de distância e de Si para 3 semi-tons(ou 1 tom e meio) de distância. Sendo assim sempre que eu pegar uma nota qualquer e a partir dela pegar uma 4 tons acima(ou 2 tons inteiros) e pegar outra 3 tons acima(1 tom e meio) como no exemplo, obterei um acorde denominado MAIOR.

Ex - Do, Mi, Sol - Do maior
Ex - Ré, Fa#, Sol - Ré Maior

Continua nos próximos capítulo, qualquer dúvida você poderá entrar em contato por e-mail
ruzito@gmail.com




3 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial